Como fazer backup e restauração de conta cPanel individual via SSH

Fazer backup de dados é muito necessário para as suas tarefas diárias. Se é um empreendedor que oferece serviço de hospedagem de site ou apenas um cliente/usuário, preocupe-se sempre em realizar backups regularmente para manter cópias de segurança de seus dados. Uma vez por semana seria o mínimo ideal.

Quem utiliza a plataforma cPanel possui um grande facilitador, pois esta ferramenta oferece alguns scripts que ajudarão a tornar as tarefas mais fáceis. Os comandos pkgacct e restorepkg são basicamente para realizar e restaurar backups individuais via linha de comando, respectivamente. Como utilizá-los? Vamos lá:

Com o usuário Root digite:

    
        # /scripts/pkgacct username
    

para fazer o backup de uma conta específica e,

    
        # /scripts/restorepkg username
    

para restaurar o backup de uma conta específica.

E lembre-se:

1 – Username é o nome da conta do usuário.
2 – O arquivo criado após o backup fica no diretório /home por padrão e o nome deve ser algo como cpmove-username.tar.gz.
3 – Caso a conta do usuário seja muito grande, o processo será um pouco demorado exibindo pontos na tela como se fossem reticências. Não se assuste, isso é normal para mostrar que o processo está em andamento.  A velocidade vai depender também do poder de processamento do servidor.
4 –  Você pode usar alguns parâmetros para incrementar o seu backup, para isso acesse a documentação do cPanel para mais detalhes sobre os comandos pkgacct e restorepkg.

Recomendo a utilização do script cPremote para um backup mais preciso, organizado e temporizado.

Espero ter ajudado. Grande abraço e até a próxima.