Tenha calma na 3ª visita você fecha

Olá pessoal,

De arcordo com as minhas experiências e tirando uma média geral, são necessárias pelo menos 3 visitas para o fechamento de um projeto de web. Lógico que em alguns casos menos e outros muito mais, mas vou me basear na média que acontece no meu dia-a-dia. Para ilustrar, irei contar um rápido caso.

O telefone toca e um possível novo cliente solicita uma reunião para conversar sobre o projeto e logicamente me conhecer. Marquei a visita na empresa do cliente para discurtir os assuntos pertinentes ao projeto (1ª visita). Sempre tento contornar para que a primeira reunião seja realizada no meu escritório, afinal, em nosso QG temos mais poder de persuasão, não é mesmo? Bom, neste caso não foi possível e tive que ir até o território do “inimigo” mesmo.

Ao chegar no local, por conta do escritório um tanto pomposo, me senti um pouco tímido! Sabe como é, território estranho…temos que ir com cautela. Ao iniciar a reunião, uma conversa muito agradável e objetiva tomou conta do ambiente e logo-logo me senti em casa, o que é bom para a auto-estima e o poder de convencimento.

No outro dia, após cerca de 24 horas, enviei o orçamento por e-mail a fim de que pudesse adiantar o processo e já fechar o contrato remotamente. Não teve jeito! Depois de alguns dias, o cliente me liga chamando para uma nova reunião para discutir sobre a proposta e tirar algumas dúvida. Foi o que imaginei! Como de costume, qualquer pessoa que esteja fazendo cotação reúne algumas propostas, faz sua seleção baseado no critérios próprios e depois senta para negociar cada proposta selecionada (2ª visita).

Após mais alguns dias, o cliente (agora sim cliente) me liga e diz – Pode vir até a nossa empresa, pois iremos fechar com vocês. (3ª visita).

Toda essa historinha pra boi dormir, apesar de verídica, é para dizer para vocês que independete da quantidade de visitas que realize com seu cliente, o mais importante é transmitir segurança, transparência, conhecimento no assunto e é lógico, ter uma boa apresentação. É importante também ter um preço compatível com o mercado e se possível com a expectativa do cliente. Com isso, certamente ele ficará tendencioso a fechar o projeto com sua agência.

Tem alguma história para contar sobre seu cliente? Comente abaixo.