EP05 Experiência de empregos na Austrália – Minha história como programador

Ufa! Chegamos ao último episódio dessa série “Minha história como programador”. Neste episódio, vou te contar um pouco sobre as minhas experiências nas entrevistas de empregos na Austrália, particularmente em entrevista de emprego na área de tecnologia em Sidney.

Mas, se você é fã de vídeos, assiste este abaixo ou clique aqui para ver toda a playlist no youtube desta série.

Ou você pode ler todos os artigos iniciando pelo primeiro episódio Como tudo começou.

O processo de entrevista de empregos na Austrália

As entrevistas que acontecem aqui seguem um padrão de processos em basicamente 3 fases.

Fase 1: contato do recrutador

Geralmente, o recrutador liga para você porque pegou o seu currículo em algum lugar ou por conta da sua aplicação à vaga que está em aberto.

A pessoa que coleta seu currículo faz o primeiro contato. Normalmente, ela envia um e-mail ou faz uma ligação direta para ver se você está interessado na vaga, apresenta a vaga e um pouco sobre a empresa e, a partir daí, havendo interesse na entrevista de emprego, alguns recrutadores gostam de fazer uma reunião pessoalmente com o candidato para entender um pouco mais sobre ele.

Alguns recrutadores já te encaminham para fazer a entrevista diretamente na empresa, eu mesmo fiz os dois tipos de processo. Na verdade, o recrutador quer saber se o candidato realmente se adequa à vaga, porque as agências de recrutamento recebem um valor para fazer o recrutamento da forma mais assertiva possível, por isso, eles não querem enviar o candidato para fazer a entrevista diretamente na empresa caso ele não se adeque perfeitamente à vaga.

Fase 2: visitando a empresa durante a entrevista de empregos na Austrália

Se você tiver se adequado à vaga, o recrutador te enviará para fazer a entrevista na empresa. Geralmente, nessa primeira entrevista na empresa, você vai conversar um pouco com o RH, talvez com alguém da parte técnica, e o grupo de entrevistadores fará um bombardeio de perguntas.

Eles vão fazer perguntas sobre você e como é o seu dia a dia. O objetivo é entender realmente qual é o seu propósito de vida e seu propósito na empresa. Vão te fazer perguntas técnicas, claro, e é por conta disso que tem alguém da parte técnica na entrevista.

Essa parte técnica será bem relevante para saber se você vai seguir ou não para os próximos passos. A partir daí, se aquele grupo que entrevistou você te julgar ideal para a vaga, eles te passarão um desafio que, normalmente na área de tecnologia, mais especificamente de desenvolvimento web, será executado em casa e retornado para que eles vejam a qualidade do seu trabalho.

Eles vão analisar todos os fatores, inclusive seu código e sua solução, e ver se realmente você se adequa à empresa e entende do assunto para que possa passar para a outra fase.

Fase 3: conversando com líder de equipe durante entrevista de empregos na Austrália

Nesta fase, você vai conversar com o líder de equipe, CTO da empresa ou alguém mais importante da equipe em que você será inserido. Essa conversa é mais para concluir o processo, dizer que eles tiveram dois ou três candidatos que foram excelentes, executaram o desafio de forma bem interessante e que, possivelmente, eles estão na dúvida entre um candidato e outro.

A última conversa determina qual candidato será escolhido. É lógico que isso pode variar de empresa para empresa, mas, no geral, esse é o processo seguido.

Eu participei de dezenas de entrevistas. Desde que cheguei à Austrália, fiz entre 30 e 35 entrevistas de emprego. Muitas entrevistas foram mais para entender o processo, criar confiança em mim e daí seguir adiante.

Dicas de entrevista de empregos na Austrália

  • Foque naquilo que a vaga de emprego pede: não vá muito além nem muito abaixo do que é pedido.
  • É interessante mostrar projetos que você já fez, mas não faça algo que entre em choque com a filosofia da empresa.

O mercado de tecnologia da Austrália é bastante aquecido. Faça uma pesquisa pela vaga de empresa que te interesse como por exemplo Javascript Developer em Sydney, na empresa CareerOne, onde eu trabalho, aliás, ou Seek. Verás que há dezenas e dezenas de vagas de emprego na Austrália disponíveis de de níveis diferenciados, permanentes e por contrato com tempo determinado.

Obviamente Sydney terá mais oportunidades de emprego já que é o polo industrial da Austrália neste aspecto. Assim como São Paulo é no Brasil.

Então é isso meu jovem, finalizo aqui essa série “Minha história como programador” e espero que as informações desta série tenham acrescentado algum valor para você e sua carreira.

Qualquer dúvida é só me escrever utilizando o box de comentários abaixo.