Review: Windows 8, tenho que tirar o chapéu!

Há duas semanas tive a oportunidade de instalar o Windows 8 em meu XPS 15 e me impressionei com os resultados, vamos lá para um breve review dos itens que mais me chamaram a atenção.

O Windows 8 vem com um conceito bem moderno, a começar com o menu iniciar que foi totalmente modernizado ficando super interativo. Ao tocar na tecla “windows” o menu iniciar é ativado como de costume, mas dessa vez ele ocupa a tela inteira apresentando diversos aplicativos que podem ser os seus favoritos. A busca por algum programa ficou muito mais fácil e rápida, basta arrastar o cursor até o canto superior direito da sua tela e um menu bem maneiro irá aparecer. A primeira opção é pesquisar, a partir daí basta digitar o que está procurando e o windows localizará rapidamente, diferente do daquele farejador do XP que levava horas e horas.

Outra questão que me impressionou bastante foi o boot. Em menos de um minuto você está logado no windows com seu perfil, isso que é evolução. Mas, o que mais gostei de fato foi que o cooler do processador agora vive mansinho e não esquenta como antes. Falei sobre isso no outro post sobre minha experiência com o XPS e Windows 7, veja aqui! Como fiquei muito curioso com este feito, fui conversar com quem realmente entende do assunto, professor Sandro Alex. Durante uma rápida conversa pelo corredor da faculdade, Sandro foi simplista e disse que normalmente quando uma grande empresa vai lançar um software, ela procura saber quais as tecnologias disponíveis no mercado e como elas funcionam, pois visam aproveitar o máximo dessas tecnologias para que seu software tenha um melhor desempenho. Bom… está ai a resposta, o SO (Sistema Operacional) Windows 8 deve ter um melhor gerenciamento dos recursos do notebook se comparado com o Windows 7, então ele é o responsável por deixar o processador mansinho…mansinho!

Um detalhe importantíssimo para usuários Windows, estou a quase 20 dias com a máquina ligada e sem travar! Que beleza hein pessoal!

Por isso que digo, tenho que tirar o chapéu para o Windows 8 e vale a pena instalar.