EP02 Primeiro projeto e empresa – Minha história como programador

Fala jovem! No artigo de hoje, vou continuar a contar sobre a minha história. Se quiser saber mais sobre meus primeiros projetos, estágios, empresas, faculdades e muito mais, continue a leitura!

Se você chegou aqui agora, não se esqueça de ler o episódio anterior.

Primeiro projeto
Meu primeiro projeto de fato, aquele projeto que realmente cobrei para desenvolver, foi para a minha professora de biologia do segundo ano do Ensino Médio. Ela teve a interessante ideia de publicar os assuntos das aulas online, para que todos os alunos tivessem acesso. Então, eu construir um site bem simples usando as ferramentas citadas no capítulo anterior

Como eu tinha controle de todo o material, eu acabei sabotando algumas avaliações de propósito para forçar a professora adiar a prova hahaha.

Assista o vídeo para maiores detalhes dessa sabotagem. 😎

Primeiro estágio

Depois de ter conseguido mais experiência, comecei a entrar em contato com algumas empresas de Salvador. Uma delas, a DialServer, aceitou o meu serviço remoto. Comecei a ajudar essa empresa na execução de alguns projetos com HTML e CSS e, aos poucos, ela foi crescendo. Depois de dois meses, fui contratado como estagiário. Nessa época, eu estava terminando o segundo ano do Ensino Médio.

Eu ia até a empresa todos os dias, no período da tarde. Com esse estágio, consegui aprender bastante sobre hospedagem de sites, transferência de arquivos, front-end e até mesmo design, pois eu usava o Photoshop para alguns serviços.

Com o passar do tempo, resolvi fazer a faculdade de design gráfico. Nos primeiros semestres, consegui outro estágio, em uma agência do Estado, que desenvolvia os sites das prefeituras de todas as cidades da Bahia (mais de 200). Essa foi uma grande experiência, visto que existia um grande volume de tarefas a serem feitas em um tempo muito curto.

Enxergando oportunidades

Fugindo um pouco dos estágios, sempre gostei muito de reunir os amigos para jogar em computador. Cada um levava o seu e a minha casa acabava virando uma espécie de lan house. Foi aí que eu comecei a enxergar uma oportunidade de negócio.

Na época, chamei o meu primo Tácio. Ele também jogava comigo e entendia um pouco sobre redes, portanto, seria um sócio perfeito para a minha ideia de negócio. Conversamos e resolvemos, com a ajuda dos meus pais, abrir uma lan house na casa dele, chamada “A Gruta”. Era algo muito rústico, com poucas máquinas, mas logo se tornou uma febre no bairro.

Foi um aprendizado de extrema importância como empreendedor. Nessa época, eu ainda tinha os dois estágios (de manhã e à tarde), fazia a faculdade (à noite) e tinha a lan house, que tomava meus finais de semana.

Quando resolvi ter mais paz, acabei experimentando a vida de freelancer, o que me deu uma liberdade incrível. Uma vez que começaram a surgir muitos projetos, chegou uma hora que eu não conseguia dar conta sozinho.

Como surgiu a W3 Criações?

Nesse momento, meu irmão, que é administrador, me incentivou a abrir uma empresa junto a ele, pois enxergou um grande potencial de negócio. O começo foi complicado, não tínhamos nem cadeiras para sentar, mas colocamos a mão na massa!

Com toda essa responsabilidade, comecei a ter que aprender coisas novas, como os códigos e o mundo da programação, e logo me apaixonei por elas. Logo, pensei que tínhamos que nos profissionalizar. Foi quando fiz uma nova faculdade, de Sistemas para Internet, e consolidamos a W3 Criações.

A empresa fez um grande sucesso e, com isso, tive a oportunidade de juntar dinheiro e realizar meu sonho de morar fora. Hoje, vivo em Sidney, na Austrália, e trabalho com o que eu mais gosto.

Quer saber mais sobre como foi a minha mudança para a Austrália? Então continue ligado no blog e confira o próximo artigo sobre o assunto!

No próximo capítulo vou te contar todo o meu preparativo para sair do país e ir morar na Austrália, fique ligado.

Até breve!